Domingo foi dia de #VemPraRuaBrasil. Quem foi e quem não foi?

No último domingo, dia 04/12, inúmeros atos foram convocados por todo o Brasil. Os motes dessas manifestações foram, principalmente, a defesa da Lava Jato, exigir as 10 medidas contra a corrupção e ataques à Renan Calheiros.

Nas ruas, o volume de pessoas envolvidas com as manifestações foi menor do que o registrado no período pré-impeachment. Nas redes, a mobilização contou com algumas figuras já “carimbadas” desses atos, enquanto outras misteriosamente vão desaparecendo, como é o caso de figuras ligadas ao PSDB e de uma parcela considerável da mídia.

VemPraRuaBrasil.png

Cluster Amarelo: 5.451 nós e 14.440 arestas

Aqui estão aqueles que se aventuraram a “debater” com os manifestantes que foram às ruas durante o domingo. O diálogo, não é preciso enfatizar, não passou de diversas trocas de acusações e xingamentos. No entanto alguns pontos chamam atenção:

  • A palavra Temer aparece com destaque entre os termos mais utilizados nesse cluster. Diferentemente do que veremos no cluster do #VemPraRuaBrasil, aqui Temer foi um dos mais cobrados durante o domingo.
  • O MBL não foi o protagonista desse ato – e chegou a cogitar até mesmo não participar das manifestações convocadas, principalmente, pelo Vem Pra Rua. No entanto, para o cluster amarelo, ele foi um dos principais alvos de toda a insatisfação.
  • A violência contra as manifestações do dia 29/11 (votação da PEC 55 no Senado) foram lembradas e comparadas com as manifestações do domingo. Assim, termos como Bala de Borracha foram bastante utilizados nesse cluster.

patos-tweets

Palavras mais utilizadas no cluster amarelo durante o dia 04/12
  • Os usuários presentes nesse cluster se definem utilizando essencialmente palavras como Jornalista, Professor, Esquerda, Estudante, Politica e Democracia. Aqui, ainda são lembrados diversas vezes o PT, Lula, Dilma, Fora Temer e Militante.

patos-bios

Palavras mais utilizadas na bios dos usuários do cluster amarelo.

Cluster Verde: 11.754 nós e 36.927 arestas

Aqui estão os usuários alinhados com o movimento Vem Pra Rua que, impulsionados pelas hashtags #VemPraRuaBrasil e #AntagonistasNasRuas, foram às ruas e as redes cobrar a defesa da Lava Jato e atacar Renan Calheiros, presidente do Senado Federal.

  • Aqui, o único partido entre os termos mais utilizados nos tweets desse cluster é o Partido dos Trabalhadores – PT.
  • Chama atenção o número de citações  Temer: o mesmo número que Lula e apenas um pouco acima de Dilma.
  • Há uma preocupação muito grande desse cluster de “geolocalizar” os atos que tiveram grande mobilização. Por isso, Brasilia, SP, Rio de Janeiro (Copacabana), Campinas, Curitiba e Porto Alegre foram alguns dos termos mais utilizados.
  • O nordeste aparece apenas de forma generalizada, sem especificação de cidades engajadas nos protestos.
  • Rodrigo Maia e Renan Calheiros foram os políticos mais lembrados nesse cluster. A hashtag #ForaRenan foi uma das mais utilizadas.
  • É importante ressaltar também a ausência quase que completa de políticos que outrora se manifestavam fortemente nessas manifestações. Dessa vez, DEM e PSDB, principalmente, se mantiveram “neutros” no debate.

 

vemprarua-tweets

Palavras mais utilizadas no cluster verde durante o dia 04/12. Imagem meramente ilustrativa (!).
  • A participação do MBL foi muito reduzida se compararmos com manifestações anteriores, ainda mais do período pré-impeachment. Assim, o usuários @Antagonista teve um papel central na mobilização com a hashtag #AntagonistasNasRuas.
  • A ausência de termos com PEC ou então debates acerca dos cortes em áreas como saúde e educação chama atenção nesse cluster. Assim, todo o debate foi feito exclusivamente entorno da defesa da Lava Jato, Sérgio Moro e as 10 medidas contra a Corrupção.

vemprarua-bios

Palavras mais utilizadas na bios dos usuários do cluster verde.
  • Aqui, mais do que os usuários se definirem, eles buscam “expressar” o inimigo em comum: PT. Os termos Anti e PT ressaltam isso. A religião com termos como Jesus, Cristao, Senhor, , Cristo, Alma e Catolica também é bastante lembrada, assim como a Família (Pai, Mãe, Filho, Filha).

Por fim, é importante ressaltar as ausência no período. O Movimento Brasil Livre, bem como políticos de direita/PSDB/DEM praticamente sumiram das convocações e manifestações promovidas durante o último domingo (04/12). Sinal dos tempos ou não, fato é que o clima de “podia ter sido maior” foi forte nas redes e na imprensa, com especial foco na rede Globo que, a todo momento, tentava inflar as manifestações.

O cenário continua emocionante.

 

Anúncios

Um comentário sobre “Domingo foi dia de #VemPraRuaBrasil. Quem foi e quem não foi?

  1. Pingback: Engana-se quem acha que o a disputa do MBL ainda é nas ruas | Essa tal rede social

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s